
Educação foi tema da palestra do Padre Fábio de Melo
Segurança e Paz, foi o tema da palestra proferida pelo Padre Fábio de Mello, na manhã de ontem no ginásio do Colégio Santa Isabel, para um público superior a 1,2 mil pessoas, que por mais de uma hora ouviram suas posições, tendo como referência a educação.
A palestra, apesar de aberta ao público em geral, foi direcionada aos educadores, que representaram mais de 60% dos presentes. "A educação é base de tudo e temos nos professores a referência para a formação do individuo em diferentes aspectos", afirmou Fábio de Mello.
No evento promovido pela Diocese de Petrópolis e a Pastoral da Educação, também estiveram presentes, o Prefeito Paulo Mustrangi, o vereador Márcio Muniz e as secretarias de Governo Sandra La Cava (Educação) e Aparecida Barbosa (Secretaria de Trabalho Assistência Social e Cidadania). O Bispo D. Filippo Santoro também se fez presente e ao final da palestra, respondeu juntamente com Fábio de Melo as perguntas da platéia.
Fábio de Melo, por mais de uma vez foi aplaudido pela platéia, que ficou envolvida por suas ponderações e a forma como abordou o tema."Temos conciliar os anseios da sociedade com o modo de educar para obtenção da harmonia", afirmou.
No momento em que Fábio de Melo e D. Filippo respondiam os questionamentos dos presentes, entre várias perguntas, veio a baila a questão da excomunhão dos envolvidos no aborto dos filhos de uma menina de 9 anos, vitima de violência sexual por parte do padrasto, na cidade de Olinda, no Estado de Pernambuco.
– Não se viu nos veículos de comunicação o fato da Igreja Católica se mostrar preocupada com a vida, não apenas da menina, mas também dos bebês e a excomunhão não é o foco da questão e sim as vidas que se perderam, argumentou D. Filippo.
Ao final do evento Fábio de Melo concedeu uma entrevista coletiva e quando foi indagado sobre o papel dos educadores no dia a dia dos alunos. "É preciso que a educação aconteça, na sala aula, mas também na sala de casa, onde os pais estejam envolvidos na formação do caráter do individuo, sendo essa a grande transformação que precisa acontecer", afirmou.
No mesmo contexto o padre ressaltou que não basta educar, dando o ensinamento é preciso que os alunos aprendam a pensar dentro que proposto nas salas de aula, dessa maneira uma sociedade sem desigualdade e mais harmônica poderá se formar, tanto na rede público, como na privada.
E foi mais longe quando ressaltou que a educação é princípio de tudo e combater as ações negativas por meio dos educadores é o caminho a ser seguido, mas ressaltou que é preciso que se dêem condições para que isso aconteça.
– Bons Salários estrutura de trabalho são fundamentais para que se obtenha os resultados esperados dentro do contexto abordado, finalizou Fábio de Melo.
Mesa redonda pela Campanha da Fraternidade
Também dentro da Campanha da Fraternidade aconteceu na tarde de ontem, uma mesa redonda sobre o tema Fraternidade, Segurança e Paz, com a participação do Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, do prefeito Paulo Mustrangi e representantes dos governos estadual e municipal, também no Ginásio do Colégio Santa Isabel.
O evento teve início às 14h, tendo sido aberto ao público e com a presença de lideranças comunitárias, políticas. Ao comentar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, Dom Filippo Santoro disse: "Pode parecer que o tema da segurança pública seja apenas dever do Estado e que a Igreja ao tratar deste assunto estaria se metendo num campo que não é de sua competência. Não é bem assim porque o tema da segurança está ligado ao tema da dignidade da pessoa humana e a Igreja não é indiferente ao bem das pessoas e da sociedade em geral. Ela promove junto com todas as forças sociais e instituições públicas o bem comum", definiu.
(Jornal Diário de Petrópolis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário